Definitivamente o São João de Arcoverde não tem mais atraído tantos turistas como antigamente. A propaganda enganosa de que este ano se esperava cerca de 700 mil pessoas na festa "São João dos Sertões 2012: a lenda da índia e do capitão no ano de Gonzagão", não passou de um sonho de uma noite de verão. Na maioria das noites era visível o entorno da Praça da Bandeira vazio, somente em alguns dias foi que a praça lotou, mas, ainda assim com pessoas da cidade. Prejuízo para os barraqueiros que reclamavam das vendas. Os comerciantes também reclamaram das vendas que foram fracas. Na rede hoteleira, o único final de semana com registro de lotação foi dos dias 21 a 24 de junho auge do período junino.
A grande de programação dos shows continua quase que as mesmas, ano após ano sem inovação ou criatividade, por que será?
Quem salvou a programação foi a estrela paraibana Elba Ramalho que empolgou o público, na noite da quarta-feira (dia 27), com bailarinos e uma banda impecável, Elba começou cantando sucessos de Luiz Gonzaga e por quase três horas colocou a platéia para dançar. Certamente, foi um dos melhores shows desse período junino em Arcoverde. Ah, e quem fez o pior show foi a banda Calypso com Joelma cantando muito pouco (disse ela que estava doente). Público recorde mesmo, com caravanas vindas de cidades vizinhas, só nos shows das bandas Garota Safada e Aviões do Forró. Nos outros dias, o problema maior era o som do palco principal, parecia que as bandas estavam cantando dentro de um funil. Que som ruim!
O Polo das Artes que mostra as estrelas de nossa cultura poderia ser melhor estruturado e com mais atrações, terminava sempre muito cedo, enquanto isso, o Polo Forró Pé de Serra não tinha hora para acabar e lotava todas as noites com a estrutura do SESC. Outro ponto positivo continua sendo o Polo Alto do Cruzeiro como o preferido dos jovens que querem badalar, mas a estrutura para receber tanta gente não suporta mais.
Em relação a decoração, nada que acrescente novidade aos nossos olhos, a não ser a caravela dos portugueses ou piratas colocada na Praça do Senadinho. No mas, o mesmo milharal, as mesmas casinhas, bonecos usados e reutilizados e absolutamente nada de “ novo”.
A TV Globo que tradicionalmente transmitia os shows na noite de São João para todo Nordeste não apareceu, deu preferência a outras cidades com maior destaque. Uma perca incalculável para a festa. Na verdade, o São João de Arcoverde foi marcado por muitas brigas de galeras, roubos e uma tentativa de homicídio o que nos levar a pensar que é preciso se pensar numa nova estratégia de segurança para a Praça da Bandeira. A polícia fez um brilhante papel, mas a estrutura da rua é complicada.
Fora os cantores, de famoso mesmo que apareceu foi o arcoverdense Daniel, ex-BBB da edição 11 do reality show, que roubou a cena, (quarta-feira/dia 27), quando foi chamado ao palco por Elba Ramalho, na Praça da Bandeira. Depois de mandar abraços para o prefeito Zeca Cavalcanti e outros políticos da base governista, Daniel disse - "mando também um abraço a minha grande amiga vereadora Célia Cardoso, ela arrasa". Célia é vereadora líder da oposição e calo do governo municipal. Impossivel não sorrir na hora. Aliás, teve gente que deve ter ficado em pânico com medo de perder o emprego e ir para casa mas cedo de novo. Vale lembrar que, em edições anteriores recentes, nos camarins, era afixado uma placa alertando os artistas - "é proibido cantar Planeta Mambembe". A música foi tema da campanha vitoriosa do ex-prefeito Julião Julu, em 1988.
E os restaurantes da cidade? Os empresários desse setor pecam e perdem dinheiro com a falta de visão empreendedora. Como pode os restaurantes não se preparar para receber um número maior de pessoas numa época de mais gente circulando? Houve casos de empresário fechado a porta do estabelecimento na cara dos fregueses. Sabe o que é isso? Falta de capacitação e instrução.
Por fim, este editorial acende a luz para a próxima administração municipal que precisa renovar como um todo o São João de Arcoverde, desgastado ao longos desses últimos anos e sem novidades desde o Governo Rosa Barros quando foi lançado esse modelo de evento.
O São João de Arcoverde é nossa maior festa e precisa de uma pitada de profissionalização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário